SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Teachers or women: an analysis of the concepts of gender and sexuality among a group of pedagogy students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026X

Abstract

HAHNER, June E. Escolas mistas, escolas normais: a coeducação e a feminização do magistério no século XIX. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 467-474. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200010.

A presente discussão objetiva explorar aspectos históricos sobre o lugar da coeducação no momento em que o magistério primário passou da ocupação majoritariamente masculina, em meados do século XIX, para a ocupação feminina, no século XX. A educação de meninas e a feminização do magistério, ocorridas ainda no século XIX, são analisadas no fluxo das reformas que aconteceram no final do século XIX e só podem ser entendidas a partir da ideia de modernização instaurada no país, na transição do século XIX para o século XX.

Keywords : coeducação; educação feminina; feminização do magistério.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese