SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Mixed and normal schools: coeducation and the feminization of teaching in Brazil in the 19th centuryGender in physical education teaching practice: "girls don't like to sweat, boys are skilled in games?" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026X

Abstract

COSTA, Ana Paula  and  RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 475-489. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200011.

Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de relações de gênero de um grupo de alunas do curso de Pedagogia que já atuam na educação escolar como professoras. Para a realização desta pesquisa qualitativa, de tipologia analítico-descritiva, foi utilizada uma entrevista semiestruturada com as universitárias escolhidas. A construção e a análise do objeto têm como fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, Joan Scott e Guacira Lopes Louro. Constatamos que, em um processo de "acomodação" e "resistência", as categorias "mulher" e "professora" se fundem, o que obscurece, em certa medida, a atuação da professora como profissional da educação.

Keywords : relações de gênero; sexualidade; pedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese