SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Teachers or women: an analysis of the concepts of gender and sexuality among a group of pedagogy studentsEducational practices leading to the reproduction of inequality: the underrepresentation of girls among gifted students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026X

Abstract

ALTMANN, Helena; AYOUB, Eliana  and  AMARAL, Silvia Cristina Franco. Gênero na prática docente em educação física: "meninas não gostam de suar, meninos são habilidosos ao jogar"?. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 491-501. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200012.

Este artigo analisa como o gênero perpassa a prática docente em Educação Física, através da análise de questionários abertos, respondidos por professores/as de Educação Física de escolas públicas da Região Metropolitana de Campinas, São Paulo, em 2009. Os resultados foram problematizados a partir de dois eixos: planejamento e seleção de conteúdos; e conflitos aparentes e velados. As questões de gênero não são consensuais entre os/as docentes e foram consideradas por alguns/as no planejamento das aulas. Diferenças de desempenho de meninos e meninas nas práticas corporais aparecem como a principal fonte de conflitos e o aspecto mais considerado durante o planejamento. As aulas mistas podem problematizar concepções estereotipadas de feminino e de masculino, mostrando que nem todos os meninos se identificam com esportes e jogos coletivos e que meninas também sabem e gostam de jogar.

Keywords : gênero; educação física; prática docente; práticas corporais; esporte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese