SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Sexuality in the classroom: weaving learning experiences from a pedagogical artifactIn school we learn that the difference makes a difference author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026X

Abstract

SALES, Shirlei Rezende  and  PARAISO, Marlucy Alves. Juventude ciborgue e a transgressão das fronteiras de gênero. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 535-548. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200015.

Pessoas e máquinas estão cada vez mais conectadas por meio de um processo de intensa simbiose. As/os jovens são o alvo primordial desse processo, constituindo a subjetividade ciborgue. Este artigo analisa o processo de ciborguização da juventude na interface entre currículo escolar e currículo do Orkut (site de relacionamentos). A pesquisa que subsidia este artigo investigou a interface entre o currículo de uma escola pública de ensino médio e as comunidades e os perfis no Orkut das/os alunas/os dessa escola. O referencial teórico é constituído pelos estudos de gênero e de currículo, em uma perspectiva pós-crítica. O argumento desenvolvido é o de que as estratégias utilizadas em um currículo podem ser traduzidas no outro, por meio da interface entre eles, tendo como efeito ora a transgressão, ora o fortalecimento das fronteiras de gênero.

Keywords : juventude ciborgue; gênero; currículo; Orkut.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese