SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2In school we learn that the difference makes a differenceAnalysis of young writers' literary texts: towards the de-construction of patriarchal codes in Chile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026X

Abstract

SEFFNER, Fernando. Um bocado de sexo, pouco giz, quase nada de apagador e muitas provas: cenas escolares envolvendo questões de gênero e sexualidade. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 561-572. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200017.

O texto está centrado no relato e na análise de cenas escolares, fruto de etnografia em salas de aula do ensino fundamental e do ensino médio na cidade de Porto Alegre, onde questões de gênero e sexualidade estão implicadas. O roteiro de cenas selecionadas permite transitar entre temas que envolvem autonomia pedagógica da escola; aprendizagem científica e processos de socialização no ambiente escolar; educação pública laica; valorização da diversidade; estratégias de inclusão; políticas de equidade de gênero; qualidade das aprendizagens escolares; papel do professor como um adulto de referência; e especificidades da educação pública. Privilegiam-se atravessamentos de gênero e sexualidade com raça, classe social, pertencimento religioso, moralidades familiares e geração. Ao final, estabelecemos alguns princípios gerais para o trabalho com gênero e sexualidade na escola.

Keywords : cenas escolares; gênero; sexualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese