SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Do couples negotiate their sexuality? Meanings associated to sexuality and sexual negotiation practices índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026X

Resumo

MACHADO, Helena; SILVA, Susana; COSTA, Susana  e  MIRANDA, Diana. Biogenética e género na construção da intencionalidade da paternidade: o teste de DNA nas investigações judiciais de paternidade. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.3, pp. 823-848. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000300009.

Este artigo aborda as modalidades de intencionalidade da paternidade construídas por mulheres e homens que realizaram testes de DNA ordenados por tribunais, em Portugal, para apuramento da paternidade biológica de crianças sem 'pai oficial'. Partindo de uma perspectiva feminista, analisa-se o impacto das ideologias de género na mediação da intenção de desempenhar o papel de pai, na negociação de relações de parentesco e nos processos sociais e morais de classificação e hierarquização dos indivíduos. Conclui-se que a incorporação do conhecimento do resultado do teste de DNA nas práticas quotidianas de homens e mulheres constitui uma co-produção complexa entre as relações sociais de género, a cultura, a tecnologia e o sistema jurídico.

Palavras-chave : paternidade; intencionalidade; DNA; género; moralização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português