SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Black feminism: race, identity and reproductive health in brazil (1975-1993)Egalitarian marriage law and abortion in Argentina: notes on an incomplete revolution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026X

Abstract

SELL, Mariléia. "Minha mãe ficou amarga": expectativas de performances de maternidade negociadas na fala-em-interação. Rev. Estud. Fem. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 153-172. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2012000100009.

A concepção de identidade pós-estruturalista, em uma perspectiva etnometodológica, trouxe profundas mudanças na maneira como se estabelecem as relações entre gênero e linguagem. Gênero passa a ser entendido como uma construção social que precisa ser (re)negociada a cada nova interação e, por não existir fora do discurso, não tem um status fixo e estável. Para entender como as identidades de gênero são interacionalmente negociadas, e aqui especificamente os aspectos relacionados à maternidade, apresento a importância da Análise da Conversa, através da análise qualitativa de interações naturalísticas entre uma psicóloga e candidatos/as à vasectomia e à laqueadura, em um posto de saúde do SUS, na região Sul do Brasil. O que mostro, através da análise de três excertos, é que pequenas fissuras nas performances de maternidade fazem colidir a noção de uma maternidade estável, o que nos dá uma ideia prática do conceito de agentividade.

Keywords : fala-em-interação; linguagem; identidades; gênero; maternidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese