SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Through steams & porno videos: homo/erotic dissident threads in the discoursive tapestry of aging menPolitical representation, group representation and quotas policy: feminist views and debates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026X

Abstract

CARVALHAES, Flávia Fernandes de  and  TEIXEIRA FILHO, Fernando Silva. Histórias de vida de mulheres HIV+ ativistas: mudanças e permanências. Rev. Estud. Fem. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 377-398. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2012000200003.

Nesses anos de seu reconhecimento, a aids tem obrigado a desnaturalizar questões sociais e culturais construídas historicamente e que são parte dos signos, das normas e dos códigos que balizam a estrutura e a organização da sociedade, impondo outros olhares e novas perspectivas para a complexidade de questões relacionadas aos gêneros, aos corpos e à cultura. Considerando essa conjuntura, esta pesquisa foi realizada com quatro mulheres HIV+ ativistas no movimento de aids com o objetivo de apreender suas concepções sobre a doença, os contextos de vulnerabilidade que possibilitaram sua infecção, suas vulnerabilidades à reinfecção e as mudanças e permanências nos campos afetivo-conjugal e da maternidade, a partir da experiência da doença e da militância.

Keywords : aids; gênero; ativismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese