Qual o sentido de tratarmos da relação entre artes visuais e feminismos hoje? Quais
os efeitos possíveis dessa discussão nas práticas contemporâneas de ensino de arte?
Essas e outras indagações permeiam este artigo, que pretende trazer à tona um tema
ainda marginal, quase invisível em nossas principais preocupações pedagógicas em
relação à arte e às práticas docentes, invisibilidade essa decorrente também da
escassa produção teórica a respeito, em especial, em língua portuguesa. As discussões
apresentadas neste artigo emergem principalmente de pesquisas realizadas por Loponte
(2002______. "Sexualidades, artes visuais e poder: pedagogias visuais do
feminino". Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 2, n. 10, p. 283-300,
2002., 2005LOPONTE, L. Gruppelli. Docência artista: arte, estética de si e
subjetividades femininas. 2005. 207 p. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005., 2008______. "Pedagogias visuais do feminino: arte, imagens e docência".
Currículo sem Fronteiras, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 148-164, jul./dez. 2008. Disponível
em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol8iss2articles/loponte.pdf>.
Acesso em: 23 nov. 2012.
http://www.curriculosemfronteiras.org/vo...
, 2010______. "Gênero, visualidade e arte: temas contemporâneos para
educação". In: ICLE, G. (Org.). Pedagogia da arte: entre-lugares da criação. Porto
Alegre: UFRGS, 2010. p.149-163.) e Coutinho (2010COUTINHO, A. S. Poéticas do feminino/feminismo na arte contemporânea:
transgressões para o ensino de artes visuais em escolas. 2010. 252 p. Tese (Doutorado
em Estudos da Criança)-Universidade do Minho, Braga, 2010.,
2011______. "Quando a arte produzida por mulheres desafia o ensino de arte".
Diálogo com a Arte, Campinas, n. 2, p. 17-28, 2011.). Ao levantar questionamentos que
entrelaçam artes visuais e feminismos, ou a ideia de uma arte perpassada pelas
intenções feministas, propomos um olhar mais atento para as práticas pedagógicas que
não se eximem de incorporar tais discussões, mas ainda parecem estar letárgicas para
essa e outras abordagens mais provocativas e descondicionantes no contexto escolar.
Ao final, pretendemos chamar a atenção para a necessidade de uma análise crítica
envolvendo um trabalho voltado ao ensino da arte produzida por mulheres na
contemporaneidade em espaços escolares, apresentando algumas argumentações favoráveis
a esse empreendimento docente.
arte; artistas mulheres; educação; escola