SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Under the “Best Interest”! The Homoaffectives and the Child in Adoption ProceduresMasculinities and Teaching in Early Childhood Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

SOUZA, Elaine de Jesus; SILVA, Joilson Pereira da  and  SANTOS, Claudiene. Representações de docentes acerca da diversidade sexual e homofobia. Rev. Estud. Fem. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.519-544. ISSN 0104-026X.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p519.

As representações sociais que educadores/as possuem acerca da diversidade sexual influenciam a (des)construção de preconceitos na escola. Assim, essa pesquisa qualitativa objetivou analisar as representações sociais de educadores/as do ensino fundamental maior e médio acerca da diversidade sexual e da homofobia. Para tanto, empregou-se o método de análise de conteúdo na modalidade categorial temática. Os resultados obtidos evidenciaram que as representações dos/as educadores/as estão ancoradas em padrões sociais acerca da diversidade sexual, que geram preconceitos sutis e contribuem com a homofobia no ambiente escolar. Portanto, destaca-se a necessidade de (in)formações significativas acerca dessas temáticas, possibilitando aos/às docentes promover ações pedagógicas que contribuam para o reconhecimento da diversidade sexual.

Keywords : Representações; Diversidade Sexual; Preconceitos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )