SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2The origins of the Argentine crisis: a suggested interpretationThe environmental problem in the basis of the agrarian transformations in Brazil: the case of the South region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Economia e Sociedade

Print version ISSN 0104-0618

Abstract

MARIN, Solange Regina. A análise situacional de Karl Popper: alguma analogia com a lógica da situação na economia?. Econ. soc. [online]. 2008, vol.17, n.2, pp. 81-102. ISSN 0104-0618.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-06182008000200004.

A contribuição metodológica de Popper se estende para a aplicação do seu método crítico nas práticas científicas e sociais, ou seja, vai além do falsificacionismo e do diálogo socrático como mostrado nas diferentes interpretações dos metodólogos da economia. Com o objetivo de descrever a prática científica e social de Popper, como resultado de sua ênfase na busca e no crescimento do conhecimento, e investigar se existe alguma analogia entre ela e a lógica da situação na economia, este artigo apresenta: i) a prática científico-social popperiana na forma da análise situacional (seção 1), ii) as discussões de alguns críticos e comentadores que identificam problemas na proposta de Popper (seção 2), iii) argumentos sobre a análise situacional de Popper e a lógica da situação na economia (seção 3) e iv) as considerações finais.

Keywords : Popper; Karl; Análise situacional; Economia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese