SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3International competitiveness and technology: an analysis of the structure of Brazilian exportsPopulation and income in Brazil: where do they go together? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Economia e Sociedade

Print version ISSN 0104-0618

Abstract

MAGALHAES, Matheus Albergaria de. Preços de commodities e nível de atividade em uma pequena economia aberta: evidências empíricas para o estado do Espírito Santo. Econ. soc. [online]. 2011, vol.20, n.3, pp. 533-566. ISSN 0104-0618.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-06182011000300004.

O presente trabalho propõe-se a mensurar, empiricamente, os efeitos de variações nos preços de commodities sobre o nível de atividade do estado do Espírito Santo ao longo do tempo, assim como a comparar os impactos desses preços sobre a economia estadual vis-à-vis à economia nacional e demais estados brasileiros. Os resultados obtidos permitem identificar cinco padrões empíricos distintos: (i) por conta de seu alto grau de abertura, o estado do Espírito Santo sente mais intensamente os impactos de choques nos preços de commodities do que o Brasil e outros estados; (ii) resultados de testes de Granger-causalidade demonstram que preços de commodities exercem um padrão de precedência temporal sobre os níveis de atividade estadual e nacional; (iii) padrão semelhante de precedência temporal também ocorre no caso de amplo conjunto de variáveis econômicas relacionadas ao estado do Espírito Santo; (iv) um choque positivo nos preços de commodities faz com que o nível de atividade estadual aumente inicialmente, sofrendo uma contração em seguida, para então apresentar um aumento permanente em relação a seu nível original no longo prazo; (v) resultados de um exercício de decomposição da variância demonstram que, em média, os impactos quantitativos de choques nos preços de commodities são maiores no caso estadual do que no caso nacional. Esses resultados são robustos a diversas questões de especificação, como o uso de diferentes transformações estacionárias dos dados e de distintos números de defasagens empregados em testes de Granger-causalidade. São importantes no sentido de gerarem melhor compreensão dos efeitos de oscilações nos preços de commodities sobre uma pequena economia aberta, conforme parece ser o caso do Espírito Santo.

Keywords : Macroeconomia aberta; Commodities; Espírito Santo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese