Acessibilidade / Reportar erro

A centralidade das políticas sociais no modelo de desenvolvimento britânico do Novo Trabalhismo* * O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não se responsabiliza pelas opiniões, informações, dados e conceitos contidos neste artigo, que são de exclusiva responsabilidade do autor.

The centrality of social policy in New Labour's development model

O presente artigo tem como objetivo analisar a centralidade das políticas sociais na estratégia de desenvolvimento britânica no governo do Novo Trabalhismo. Pretende-se mostrar que a concepção de solidariedade e coesão social que marcaram a formação do Welfare State britânico no Pós-II Guerra Mundial foi substituída por uma visão em que as políticas sociais estariam voltadas para o aumento da competitividade e expansão dos mercados, fato este que redefiniu o sistema de proteção social britânico nos moldes do Welfare to Work. Neste sentido, buscar-se-á mostrar a ausência de conexão entre o discurso centrado na exclusividade do mercado de trabalho como lócus do bem-estar social e as evidências empíricas concretamente verificadas.

Desenvolvimento; Política social; Mercado de trabalho; Reino Unido; Novo Trabalhismo


Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Publicações Rua Pitágoras, 353 - CEP 13083-857, Tel.: +55 19 3521-5708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: publicie@unicamp.br