SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Occupational structure and socioeconomic inequality: a comparative study between Brazil and the United StatesObservations on the debate on full employment in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Economia e Sociedade

Print version ISSN 0104-0618On-line version ISSN 1982-3533

Abstract

MEDEIROS, Carlos Aguiar de. A influência do salário mínimo sobre a taxa de salários no Brasil na última década. Econ. soc. [online]. 2015, vol.24, n.2, pp.263-292. ISSN 1982-3533.  https://doi.org/10.1590/1982-3533.2015v24n2art2.

A partir da revisão de uma revisão da literatura estruturalista institucionalista do mercado de trabalho explorou-se, neste texto, as conexões entre o aumento do assalariamento formal e a elevação do poder de compra do salário mínimo ocorrido na última década na economia brasileira. Discutiu-se como este passou a exercer crescente influência sobre a formação da taxa de salários de amplos segmentos dos trabalhadores assalariados formais e informais e da renda dos trabalhadores autônomos sem recursos de qualificação. Argumentou-se que, ao lado de seu impacto positivo sobre o emprego formal e redução da pobreza, esta influência decorreu de mudanças na composição dos padrões de consumo e do emprego com o crescimento mais do que proporcional do assalariamento no setor de serviços e da evolução dos preços relativos.

Keywords : Salário mínimo; Emprego assalariado; Crescimento econômico; Pobreza; Distribuição de renda.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )