SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Globalization and effective power: the rise of China author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Economia e Sociedade

Print version ISSN 0104-0618On-line version ISSN 1982-3533

Abstract

GODOY, Marcelo Magalhães; BARBOSA, Lidiany Silva  and  BARBOSA, Daniel Henrique Diniz. Elites modernas na transição para a periferia do capitalismo periférico Engenheiros, economistas e empresários mineiros e a percepção das relações entre o nacional e o regional no quadro da modernização econômica brasileira (1930-1970). Econ. soc. [online]. 2015, vol.24, n.2, pp.481-507. ISSN 1982-3533.  https://doi.org/10.1590/1982-3533.2015v24n2art9.

As relações entre o nacional e o regional ganharam progressiva projeção entre as elites técnicas e empresariais de Minas Gerais no transcurso da modernização econômica brasileira (1930-1970). Desenvolveu-se compreensão crescentemente refinada dos fatores que presidiram a formação e reprodução dos desequilíbrios regionais e que responderam pelo atraso relativo da economia mineira. Em revistas de associação de classe (Associação Comercial de Minase Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), de categoria profissional (Sociedade Mineira de Engenheiros) e em revistas acadêmicas (Faculdade de Ciências Econômicas - UFMG), engenheiros, economistas e empresários apresentaram estudos e reflexões que contemplaram a demonstração do caráter desigual e concentrador do desenvolvimento brasileiro, a afirmação da crescente periferização da economia regional e a reivindicação da intervenção dos poderes públicos, estadual e federal, por meio de políticas que promovessem a interiorização do desenvolvimento e afirmassem a legitimidade de regionalismo corretivo das contradições da modernização econômica nacional.

Keywords : Minas Gerais; Modernização econômica; Desequilíbrios regionais; Elites técnicas e empresariais; Regionalismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )