SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Mobilidade socioeconômica no Brasil, padrão de consumo e conflitos socioambientaisA inflação e os Planos Cruzado e Real: uma interpretação institucionalista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Economia e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-0618versão On-line ISSN 1982-3533

Resumo

MELO, Tatiana Massaroli; POSSAS, Mario Luiz  e  DWECK, Esther. Um modelo setorial baseado na abordagem kaleckiana da distribuição setorial funcional da renda e na teoria schumpeteriana da concorrência. Econ. soc. [online]. 2016, vol.25, n.1, pp.109-145. ISSN 0104-0618.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2016v25n1art5.

Este artigo utiliza um referencial teórico schumpeteriano e kaleckiano para apresentar um modelo setorial capaz de captar os efeitos dinâmicos das inovações sobre a competitividade e a distribuição setorial funcional da renda. Adota-se a teoria distributiva de Kalecki, segundo a qual a distribuição funcional da renda é vinculada ao processo de formação de preços por mark-up. É desenvolvido um modelo de simulação para as interações entre firmas dentro de setores específicos a partir do método Agent-based modelling. A principal conclusão é que os resultados obtidos pelas simulações mostram que as inovações tecnológicas, ao influenciarem preço e mark-up, afetam diretamente a distribuição.

Palavras-chave : Modelo setorial; Distribuição funcional da renda; Processo de concorrência; Kalecki; Schumpeter.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )