SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1A inflação e os Planos Cruzado e Real: uma interpretação institucionalistaA dialética do método da economia política na introdução aos Grundrisse índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Economia e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-0618versão On-line ISSN 1982-3533

Resumo

SOUZA, Karla Sarmento Gonçalves de  e  CASTILHO, Marta Reis. Integração produtiva e acordos comerciais: o caso dos países da Aladi. Econ. soc. [online]. 2016, vol.25, n.1, pp.173-207. ISSN 0104-0618.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2016v25n1art7.

O processo de fragmentação da produção tem imprimido novas formas de organização da produção e de comércio entre os países. Dentre os diversos fatores explicativos dessa reorganização das atividades produtivas, aqueles relativos aos custos de comércio são de particular importância. Nesse sentido, os acordos comerciais podem ter uma influência relevante na formação de redes produtivas regionais e, mesmo, globais. Este artigo busca investigar se os acordos firmados no âmbito da Aladi contribuíram para aprofundar a integração produtiva na região, por meio da análise do perfil do comércio regional e da estimação de um modelo gravitacional. O grau de integração dos países da região nas redes produtivas internacionais e regionais é bem inferior aquele observado na Ásia, na América do Norte e na Europa. No entanto, as estimações sugerem que os acordos da Aladi exerceram uma influência fraca, porém, positiva sobre os fluxos regionais de partes, componentes e bens de capital.

Palavras-chave : Integração comercial; Integração produtiva; Aladi; Associação Latino-Americana de Integração; Modelo gravitacional; Estágios produtivos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )