SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1A dialética do método da economia política na introdução aos Grundrisse índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Economia e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-0618versão On-line ISSN 1982-3533

Resumo

FIALHO, Tânia M. M.; JAYME JR, Frederico G.  e  HERMETO, Ana Maria. Desenvolvimento do sistema financeiro e pobreza no Brasil: uma análise multivariada. Econ. soc. [online]. 2016, vol.25, n.1, pp.247-278. ISSN 0104-0618.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2016v25n1art9.

Nas últimas décadas, diversos estudos têm enfatizado as inter-relações entre o desenvolvimento do sistema financeiro e o crescimento econômico. Análises teóricas e empíricas sugerem que o desenvolvimento do sistema financeiro exerce um efeito positivo sobre a taxa de crescimento econômico, gerando impactos no crescimento da renda e na redução das taxas de pobreza. Este estudo procurou investigar a efetividade do desenvolvimento do sistema financeiro como um instrumento de promoção do crescimento econômico, da ampliação da renda e da redução da pobreza, utilizando dados das unidades federativas brasileiras, no período 1995-2008 e empregando a técnica econométrica de análise da correlação canônica, visando confrontar as predições teóricas com o comportamento empírico das variáveis de interesse ao longo do tempo. Os resultados obtidos denotaram que o desenvolvimento do sistema financeiro demonstrou ter um bom poder preditivo da variância dos compostos de variáveis correlatos à renda e a pobreza.

Palavras-chave : Desenvolvimento financeiro; Pobreza; Renda; Crescimento econômico; Correlação canônica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )