SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Financial dollarization and international liquidity from a post-Keynesian viewpoint author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Economia e Sociedade

Print version ISSN 0104-0618On-line version ISSN 1982-3533

Abstract

BUSATO, Maria Isabel  and  POSSAS, Mario Luiz. Restrição externa e crescimento simulando um modelo multissetorial aberto. Econ. soc. [online]. 2016, vol.25, n.2, pp.279-313. ISSN 0104-0618.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2016v25n2art1.

O artigo busca discutir a dinâmica do crescimento econômico das economias em desenvolvimento a partir do Princípio da Demanda Efetiva keynesiano e kaleckiano e dos Modelos de crescimento liderado pela demanda e restrito pelo balanço de pagamentos, concebidos pela Cepal e desenvolvidos principalmente por Thirlwall. Para tanto, desenvolveu-se um modelo teórico de simulação capaz de captar os efeitos sobre as taxas de crescimento e sobre as condições externas quando a economia estilizada é submetida a diferentes padrões de crescimento. As principais conclusões foram: i) as taxas de crescimento de uma economia cuja dinâmica é exclusivamente impulsionada pelas condições internas (de política expansionista) serão em algum momento restringidas por imposições do balanço de pagamentos; e ii) se os setores produtivos conseguem introduzir uma dinâmica inovativa capaz de aumentar a competitividade de seus produtos, aumentando o coeficiente de exportação, a economia crescerá impulsionada pela dinâmica interna, postergando, mas não eliminando o risco de vulnerabilidade externa.

Keywords : Demanda efetiva; Dinâmica capitalista; Crescimento econômico; Restrição externa; Modelos de simulação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )