Acessibilidade / Reportar erro

Estrutura produtiva e crescimento econômico em economias em desenvolvimento * * É uma versão reduzida, revista e atualizada de uma pesquisa mais ampla "A Natureza Estrutural do Crescimento Econômico Recente em Economias em Desenvolvimento" em Inserção Externa, Crescimento e Padrões de Consumo na Economia Brasileira; (Ipea, 2015).

Productive structure and economic growth in developing countries

Resumo

Discutiu-se neste texto as conexões exploradas na literatura heterodoxa entre crescimento, estrutura produtiva e distribuição de renda. A interpretação de que a base dos desequilíbrios estruturais que se afirmaram na última década nos países industrializados e na Ásia, sobretudo na China, teria decorrido de um regime de crescimento centrado nos lucros foi contraposta com a explicação simétrica de que nas economias primário-exportadoras o desequilíbrio estrutural, como na "doença holandesa", teria resultado da prevalência de um regime centrado nos salários. Na revisão desta literatura argumentou-se que embora as interpretações sobre regimes de crescimento tenham o indiscutível mérito de introduzir o tema da distribuição de renda no exame das trajetórias de desenvolvimento não permitem interpretar os distintos padrões seguidos pelos países decorrente das interações entre estrutura produtiva e estratégias de crescimento.

Palavras-chave:
Regime de crescimento; Distribuição de renda; Exportações; Diversificação produtiva; Conflito distributivo

Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Publicações Rua Pitágoras, 353 - CEP 13083-857, Tel.: +55 19 3521-5708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: publicie@unicamp.br