SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Prebisch-Cepal: revisitando o “Manifesto de Havana” * índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Economia e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-0618versão On-line ISSN 1982-3533

Resumo

BOFF, Emmanoel de Oliveira. Qual é o problema, Sr. Smith? Deixando a visão do homem de Adam Smith mais clara (e menos inflamada). Econ. soc. [online]. 2018, vol.27, n.1, pp.1-28. ISSN 0104-0618.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2017v27n1art1.

Qual a razão das recentes discussões sobre o “Adam Smith Problem” na literatura? Embora a maioria dos historiadores do pensamento econômico considere o problema resolvido, estas discussões põem em dúvida esta suposta resolução. Este artigo sugere que o “Adam Smith Problem” pode ter como origem o conceito de ser humano desenvolvido por Smith na “Teoria dos Sentimentos Morais”: neste livro, os seres humanos podem ser compreendidos como compostos de uma parte empírica e outra (quase) transcendental, na figura do espectador imparcial. Argumenta-se no artigo que é a tensão entre estas duas partes do ser humano que gera supostas inconsistências entre determinados aspectos da “Teoria dos Sentimentos Morais” e da “Riqueza das Nações”, como, por exemplo, o papel da simpatia e do auto-interesse em cada um destes livros.

Palavras-chave : Adam Smith; “Adam Smith Problem”; Conceito de ser humano; James Otteson; Vivienne Brown.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )