SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1O mito da leniência fiscal no pensamento econômico desenvolvimentista*A maldição dos recursos naturais: atualizando, organizando e interpretando o debate* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Economia e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-0618versão On-line ISSN 1982-3533

Resumo

PIORSKI, Karine Aparecida Obalhe da Silva  e  XAVIER, Clésio Lourenço. Especialização em recursos naturais e cadeias globais de valor (1995 e 2009)*. Econ. soc. [online]. 2018, vol.27, n.1, pp.89-127. ISSN 0104-0618.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2017v27n1art4.

O artigo propõe caracterizar a Especialização em Recursos Naturais no contexto de mudanças no comércio internacional. O mapeamento, feito a partir da decomposição das exportações do ano de 1995 e 2009 e Análise de Cluster, apontou o fortalecimento da integração produtiva regional dos países. Países da América do Norte, Europa e Ásia encontram-se inseridos em Cadeias de Valor, enquanto que os países latino-americanos, bem como a África do Sul, Arábia Saudita, dentre outros, estão limitadamente integrados em redes internacionais de produção como fornecedores de matérias-primas, com baixa capacidade de extrair valor das Cadeias de Produção em que estão inseridas. O desafio que se coloca para os países especializados em RN’s é que, devido aos seus padrões de comércio ainda se caracterizarem como tradicionais, faz-se necessário romper com as restrições técnicas do setor, desenvolvendo a indústria de processos a fim de se inserirem em etapas mais avançadas do processo global de encadeamento de produção.

Palavras-chave : Recursos naturais; Especialização comercial; Cadeias globais de valor; Decomposição das exportações brutas; Vantagens comparativas em valor adicionado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )