SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Apropriabilidade tecnológica e preferências da demanda: o caso da indústria farmacêutica*Estresses financeiros na economia brasileira durante o regime de metas para inflação* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Economia e Sociedade

versão impressa ISSN 0104-0618versão On-line ISSN 1982-3533

Resumo

SANTOS, Cláudio Hamilton Matos dos et al. A natureza da inflação de serviços no Brasil: 1999-2014*. Econ. soc. [online]. 2018, vol.27, n.1, pp.199-231. ISSN 0104-0618.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2017v27n1art7.

Este artigo tem como objetivo analisar a dinâmica da inflação de serviços no Brasil. Para isso, procurou-se identificar os elementos constitutivos do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo passíveis de serem classificados como serviços desde 1999 e propôs-se um tradutor entre esses elementos e os conceitos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Com base nesse tradutor, foi possível extrair dados da Pesquisa Anual de Serviços, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e da Relação Anual das Informações Sociais sobre a composição do valor da produção, das ocupações e dos rendimentos do trabalho dos vários setores de serviços que compõem o IPCA. Os dados analisados corroboram visões preexistentes sobre o tema e as estendem, propondo que atenção seja dada a alguns poucos setores de serviços com taxas excepcionais de crescimento da produção e/ou do número de ocupados e rendimentos desses trabalhadores.

Palavras-chave : Inflação de serviços; Doença de Baumol; Preços relativos; Inflação brasileira; Crescimento liderado por salários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )