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Matriz de Competitividade e o papel dos mercados emergentes nas exportações argentinas e brasileiras

The competitiveness matrix and the role of emerging markets in Argentine and Brazilian exports

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a evolução da estrutura de exportações da Argentina e do Brasil entre 1985 e 2010 a partir da matriz de competitividade desenvolvida originalmente por Fajnzylber e Mandeng. Especificamente, pretende-se analisar a relação existente entre o formato da matriz de competitividade e a evolução dos mercados de destino das exportações brasileiras e argentinas analisados (OCDE, Mercosul, Ásia em Desenvolvimento e MUNDO). Os resultados confirmam que os mercados dos países emergentes favorecem as exportações mais dinâmicas e competitivas da Argentina e do Brasil. Entretanto, enquanto as exportações argentinas e brasileiras ao Mercosul estão compostas por manufaturas mais sofisticadas, as exportações aos países em desenvolvimento da Ásia são quase em sua totalidade de recursos naturais e commodities.

Palavras-chave:
Padrão de Exportações da Argentina e do Brasil; Matriz de Competitividade de Fajnzylber-Mandeng; Recursos Naturais

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