SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Risk factors for nutritional lack of iron in six to sixty month old children in the perspective of the health field modelApplication of the paterson and zderad theory on mothers of newborn babies under phototherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

COLLET, Neusa; OLIVEIRA, Beatriz Rosana Gonçalves de  and  VIERA, Cláudia Silveira. Alojamento conjunto pediátrico: percepções da equipe de saúde. Texto contexto - enferm. [online]. 2004, vol.13, n.3, pp.427-434. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072004000300013.

Este estudo teve como objetivo identificar as percepções dos profissionais da equipe de saúde acerca da assistência à criança hospitalizada em alojamento conjunto pediátrico a partir da inserção da família no hospital. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa realizada no alojamento conjunto pediátrico do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, cujo delineamento metodológico foi o estudo de caso e a técnica de coleta dos dados o questionário. Para a análise utilizaram-se os princípios que regem a interpretação de textos. Identificou-se que os profissionais ressaltam alterações na rotina de trabalho e percebem a inserção da família no hospital num sentido figurativo e instrumental. Apesar do cuidado ser concebido para além da assistência aos danos físicos, há uma hierarquização do mesmo e bem como das atividades de alguns profissionais. Salienta-se a importância da participação da família na assistência à criança numa concepção de interdependência e complementaridade das ações entre profissionais e família.

Keywords : Criança hospitalizada; Alojamento conjunto pediátrico; Equipe de saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License