SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3The pediatric wing: the health staff perceptionsThe experience lived by relatives of children interned in the neonatal intensive care units author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

CAMPOS, Antonia do Carmo Soares  and  CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão. Aplicação da teoria de paterson e zderad com mães de recém-nascidos sob fototerapia. Texto contexto - enferm. [online]. 2004, vol.13, n.3, pp. 435-443. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072004000300014.

Estudo descritivo com abordagem qualitativa, teve por objetivo aplicar a teoria humanística de Paterson e Zderad com mães de recém-nascidos (RN) sob fototerapia. Os sujeitos foram dez mães cujos filhos estavam em tratamento fototerápico na Unidade de Internação Neonatal (UIN) de uma maternidade pública em Fortaleza-CE. Os dados foram coletados entre maio e julho/2002 através da observação participante e grupo de encontro contemplando as fases da enfermagem fenomenológica. Da análise dos dados emergiram temáticas e categorias. Da temática "percepção das mães acerca da fototerapia" emergiram as categorias: separação do binômio mãe-filho e família, como o recém-nascido sente a fototerapia-a imaginação das mães; da temática "reações das mães ao tratamento fototerápico", emergiu a categoria medo e da temática "a equipe multiprofissional", a categoria comunicação. Concluímos que a metodologia utilizada permitiu através da relação dialógica e da presença autêntica compreender e refletir sobre o significado de "ser-mãe" do RN em uso de fototerapia.

Keywords : Fototerapia; Relações mãe-filho; Teoria de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese