SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3The pediatric wing: the health staff perceptionsThe experience lived by relatives of children interned in the neonatal intensive care units author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

CAMPOS, Antonia do Carmo Soares  and  CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão. Aplicação da teoria de paterson e zderad com mães de recém-nascidos sob fototerapia. Texto contexto - enferm. [online]. 2004, vol.13, n.3, pp.435-443. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072004000300014.

Estudo descritivo com abordagem qualitativa, teve por objetivo aplicar a teoria humanística de Paterson e Zderad com mães de recém-nascidos (RN) sob fototerapia. Os sujeitos foram dez mães cujos filhos estavam em tratamento fototerápico na Unidade de Internação Neonatal (UIN) de uma maternidade pública em Fortaleza-CE. Os dados foram coletados entre maio e julho/2002 através da observação participante e grupo de encontro contemplando as fases da enfermagem fenomenológica. Da análise dos dados emergiram temáticas e categorias. Da temática "percepção das mães acerca da fototerapia" emergiram as categorias: separação do binômio mãe-filho e família, como o recém-nascido sente a fototerapia-a imaginação das mães; da temática "reações das mães ao tratamento fototerápico", emergiu a categoria medo e da temática "a equipe multiprofissional", a categoria comunicação. Concluímos que a metodologia utilizada permitiu através da relação dialógica e da presença autêntica compreender e refletir sobre o significado de "ser-mãe" do RN em uso de fototerapia.

Keywords : Fototerapia; Relações mãe-filho; Teoria de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License