SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3The experience lived by relatives of children interned in the neonatal intensive care unitsThe advent of incubators and nursing care to premature babies in the first half of the twentieth century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

MORAES, Juliana Rezende Montenegro Medeiros de  and  CABRAL, Ivone Evangelista. O cuidar de crianças egressas da unidade de terapia intensiva neonatal no espaço domiciliar: instrumentos mediadores das famílias. Texto contexto - enferm. [online]. 2004, vol.13, n.3, pp. 452-458. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072004000300016.

Este estudo apresenta os instrumentos mediadores que as famílias utilizam no domicílio para cuidar de criança egressa da terapia intensiva neonatal, com o objetivo de descrever e analisar como se deu sua internalização e incorporação pelas famílias no cotidiano do cuidar. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido segundo o método criativo sensível, com a implementação da dinâmica grupal corpo-saber. O cenário foi o domicílio de famílias, distribuídas pelo Município do Rio de Janeiro, inscritas no Projeto de Extensão "A saúde do bebê começa em casa", da UFRJ. Participaram familiares pertencentes a cinco grupos familiares, nove estudantes de graduação e três enfermeiras. Concluímos que, ao lidar com o corpo diminuto e desafiador da criança, com sua demanda de cuidados medicamentosos e os relacionados aos hábitos de vida diária, as famílias internalizaram e incorporaram instrumentos disponíveis no meio hospitalar (gaze, algodão, seringa, remédios etc) e meio domiciliar (bacia, balde, copos, mamadeiras etc).

Keywords : Enfermagem; Cuidado; Neonato; Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese