SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2O modo de cuidar no encontro com o ser-criança que convive com aids: o experienciar da finitude e a éticaGrupo multiprofissional de atendimento ao diabético: uma perspectiva de atenção interdisciplinar à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

SANTANA, Rosimere Ferreira  e  SANTOS, Iraci dos. Como tornar-se idoso: um modelo de cuidar em enfermagem gerontológica. Texto contexto - enferm. [online]. 2005, vol.14, n.2, pp. 202-212. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072005000200007.

Supondo que a compreensão do imaginário de idosos sobre o envelhecimento proporcionará conhecimentos de enfermagem sobre o seu cuidar, investigamos, mediante a sociopoética, junto a idosos, no Rio de Janeiro, as possibilidades de inovação nesta prática. Os resultados demonstraram a existência das dicotomias do imaginário no envelhecer: o velho versus o idoso; a aceitação versus a negação da velhice, culminando no desejado versus o não desejado na velhice. Concluímos que as pessoas, na continuidade da vida, não querem ser velhas (viver o indesejado, com mal-estar), mas tornarem-se idosas (envelhecer com bem-estar), permitindo compreender o que existe no processo de aceitação e negação da velhice. Tal evidência nos incentiva a adotar os conhecimentos produzidos nesse cuidar/pesquisar sociopoético voltado para a qualidade de vida dos idosos.

Palavras-chave : Saúde do idoso; Idoso; Cuidados de enfermagem-métodos; Enfermagem; Pesquisa em enfermagem-métodos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português