SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Multidisciplinary group for diabetic nourishment: a perspective for multidisciplinary attention in health careUse of transcutaneous electric nerve stimulation for pain relief in labour: a possible way to care the child-bearer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

BEUTER, Margrid; ALVIM, Neide Aparecida Titonelli  and  MOSTARDEIRO, Sadja Cristina Tassinari de Souza. O lazer na vida de acadêmicos de enfermagem no contexto do cuidado de si para o cuidado do outro. Texto contexto - enferm. [online]. 2005, vol.14, n.2, pp. 222-228. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072005000200009.

Esta pesquisa descritiva, do tipo exploratório, com abordagem quantitativa, teve como objetivo identificar as atividades de lazer dos acadêmicos de enfermagem durante o curso. O cuidado de enfermagem é fundamentado no conhecimento e nas experiências adquiridas durante a formação acadêmica e posterior processo de constante evolução durante a sua vida profissional. A ludicidade acompanhando o cuidado de enfermagem tende a torná-lo um cuidado humanizado, um dos desafios da enfermagem. O indivíduo ao valorizar o lazer durante o tempo livre tende a ser mais flexível, sensível, crítico e criativo, portanto, favorável à ludicidade em sua vida, inclusive durante o trabalho. Neste contexto, esta pesquisa partiu do pressuposto de que as atividades de lazer praticadas pelos acadêmicos de enfermagem influenciariam a valorização da ludicidade em suas vidas.

Keywords : Enfermagem; Atividades de lazer; Cuidados de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese