SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3The nurse in an interdisciplinary team in the Psychosocial Care Center and the possibilities of careEpistemology and complex medicine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

GRAY, Genevieve. Promovendo a colaboração das disciplinas das ciências da saúde na universidade de Alberta, Canadá. Texto contexto - enferm. [online]. 2005, vol.14, n.3, pp. 358-363. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072005000300006.

A educação interdisciplinar, a pesquisa e a assistência melhoram o cuidado à saúde, a produtividade, a produção acadêmica, as oportunidades de carreira para o trabalhador de saúde e a satisfação sobre o cuidado e o trabalho por parte dos profissionais de saúde e dos pacientes/clientes, embora possam também promover desinteresse, suspeitas e antagonismo, se não existirem recursos suficientes para tais fins. Ter recursos suficientes significa tanto um compromisso altamente visível pela liderança das universidades e dos serviços de saúde quanto orçamentos independentes e realistas para apoiar as iniciativas aprovadas. Para garantir que a contribuição do especialista em todas as disciplinas de saúde para o bem-estar humano seja nutrida na prática, é necessário apoiar de forma adequada a pesquisa e a educação das disciplinas do especialista na saúde. É justamente isto que o Conselho das Ciências de Saúde da Universidade de Alberta tem procurado fazer desde seu princípio. A medida de seu sucesso se encontra no seu reconhecimento, no Canadá, como líder mundial na educação interdisciplinar e pesquisa interdisciplinar na saúde.

Keywords : Equipe de assistência ao paciente; Saúde; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · pdf in English