Acessibilidade / Reportar erro

Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem

Rethinking interdisciplinarity and the teaching of nursing

Repensando en la interdisciplinsriedad y la enseñanza de enfermería

O presente artigo tem como objetivo identificar os efeitos da interdisciplinaridade no ensino de enfermagem e o desafio da interdisciplinaridade na construção do processo de cuidado na enfermagem. São apontadas algumas referências históricas na construção do ensino de enfermagem no Brasil e sua conexão com o paradigma da interdisciplinaridade. Enfatiza-se a presença de um desvio ou a dificuldade de se trabalharem as fronteiras das disciplinas, dificultando-se a integração prevista pela interdisciplinaridade e o ensino da enfermagem. A integração e reconstrução de conceitos de cuidado humano e suas questões éticas, estéticas e a conjugação com as ciências instrumentais constituem um desafio da interdisciplinaridade para garantir a ampliação das ações do cuidado humano e da enfermagem.

Equipe de assistência ao paciente; Enfermagem; Enfermeiros


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br