SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número especialAbuso sexual: diagnóstico de casos notificados en el municipio de Itajaí/SC, en el período de 1999 a 2003, como instrumento para la intervención con familias que vivencian situaciones de violenciaDel riesgo a la resiliencia psicosocial: modelos conceptuales y indicaciones de acción con las familias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Texto & Contexto - Enfermagem

versión impresa ISSN 0104-0707

Resumen

BIASOLI-ALVES, Zélia Maria Mendes. Orientação de pais: partilhar conhecimentos sobre desenvolvimento e práticas de educação como estratégia de intervenção. Texto contexto - enferm. [online]. 2005, vol.14, n.spe, pp. 64-70. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072005000500008.

Pais, professores e educadores em geral vêm enfrentando dificuldades na educação das crianças e adolescentes, ao buscar transmitir padrões, valores e normas de conduta que possam garantir uma vida em grupo que lhes dê inserção, participação social, ao mesmo tempo em que o pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta de orientação para famílias que se baseia em um trabalho desenvolvido com grupos de mães, de camadas médias, e de orientação individual a pais, de camada média e popular, atendidos segundo projetos de extensão de serviços à comunidade, e posteriormente sistematizados, realizados e avaliados como projeto de pesquisa. O programa tem como fundamentação os princípios e a visão de desenvolvimento ao longo da vida, além da análise das dimensões das práticas de educação da criança e valores a elas associados, buscando partilhar com as famílias o conhecimento gerado na universidade.

Palabras llave : Orientação; Pais; Educação; Família.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués