SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 special issueThe family in situation of risk and its insertion in the program of a family health: a necessary reflection to the professional practiceAn attempt to humanize the relationship of the nursing staff with the family of patients in the unit of intensive therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

MARCON, Sônia Silva et al. Vivência e reflexões de um grupo de estudos junto às famílias que enfrentam a situação crônica de saúde. Texto contexto - enferm. [online]. 2005, vol.14, n.spe, pp. 116-124. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072005000500015.

Este artigo objetiva refletir sobre a assistência às famílias que vivenciam a situação crônica de saúde a partir da atuação no Núcleo de Estudos, Pesquisa, Assistência e Apoio à Família da Universidade Estadual de Maringá. O cerne das atividades deste núcleo é o atendimento domiciliar a estas famílias, entendendo que elas possuem maior fragilidade em vários aspectos, comprometendo suas funções enquanto unidade, seu modo de viver e interagir. Discutem-se as necessidades e problemáticas vivenciadas pelas famílias, questionando a capacitação profissional para atuação junto a elas. Apresenta-se a proposta de atuação do núcleo, os desafios enfrentados e mudanças necessárias na assistência como estratégia de melhoria da qualidade de vida na família. A assistência deve priorizar o vínculo entre serviços de saúde e famílias e focalizar suas ações em atividades de promoção e reabilitação da saúde, prevenção de complicações e valorização das forças da família a partir da mobilização de recursos da comunidade.

Keywords : Família; Doença crônica; Empatia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese