SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Health education for teenagers: discussion groups as a research strategy and care-educationEducation and mental health in the family: experience with living groups author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

BRITO, Maria José Menezes; GAZZINELLI, Maria Flávia Carvalho  and  MELO, Marlene Catarina de Oliveira Lopes. Os estágios identitários da enfermeira-gerente: uma abordagem piagetiana. Texto contexto - enferm. [online]. 2006, vol.15, n.2, pp. 212-221. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072006000200004.

Propõe-se a compreender o processo de construção da identidade das enfermeiras no exercício da gerência em hospitais privados de Belo Horizonte, a partir de um paralelo com o processo de construção do conhecimento segundo Jean Piaget. Sabe-se que a identidade humana não é dada, constrói-se na infância e ao longo da vida, com a ajuda do outro. O indivíduo constitui suas estruturas cognitivas por meio de um processo organizado de adaptação, ampliando e aprimorando as estruturas mentais e da inteligência. Por meio de entrevistas semi-estruturadas e pelo recurso do teste projetivo gráfico identificou-se que o processo de construção da identidade das enfermeiras reflete singularidades da sua vivência e diferentes fases de maturidade em relação ao exercício da gerência.Tal processo, bem como a elaboração do conhecimentoinclui três estágios: a crise de identidade ou conflito cognitivo; a fase de transição ou adaptação (assimilação e acomodação) e a fase de equilíbrio.

Keywords : Conhecimento; Gerência; Crise de identidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese