SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Computer-assisted simulation: convergence in the process of education and care in nursingCaring for street children through the perspective of nursing students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

RODRIGUES, Jeferson; BROGNOLI, Felipe Faria  and  SPRICIGO, Jonas Salomão. Associação dos usuários de um centro de atenção psicossocial: desvelando sua significação. Texto contexto - enferm. [online]. 2006, vol.15, n.2, pp. 240-245. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072006000200007.

Este artigo procurou identificar o significado de uma associação de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial, utilizando a pesquisa qualitativa. As informações foram obtidas através de entrevistas semi-estruturadas, cuja análise apoiou-se na teoria das Representações Sociais. Os resultados apontam uma diversidade de significados: espaço de informação e formação; construção de autonomia; pertencimento; instrumento político e de empoderamento. Conclui-se que no campo da saúde mental a associação de usuários poderá desempenhar papel relevante no processo da reforma psiquiátrica, uma vez que, liberta de alguns constrangimentos, suas ações contribuirão significativamente com a não exclusão social do portador de transtorno mental, aliado à formulação das políticas públicas para esta área, bem como o acompanhamento da gestão dos serviços, articulada com outras entidades da sociedade civil.

Keywords : Psiquiatria comunitária; Reforma do setor saúde; Saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese