SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2The university as a place that promotes quality of life: perceptions and experiences of nursing studentsPain: fifth vital sign, a challenge for the care in nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

BERGOLD, Leila Brito; ALVIM, Neide Aparecida Titonelli  and  CABRAL, Ivone Evangelista. O lugar da música no espaço do cuidado terapêutico: sensibilizando enfermeiros com a dinâmica musical. Texto contexto - enferm. [online]. 2006, vol.15, n.2, pp. 262-269. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072006000200010.

As influências da música no corpo foram objeto deste estudo conduzido junto a um grupo de enfermeiros participantes de uma disciplina de Pós-Graduação. Além de descrever essas influências, o estudo objetivou analisar a aplicabilidade da dinâmica de criatividade e sensibilidade (DCS) Corpo-Musical como forma de sensibilização do enfermeiro quanto ao uso da música na sua prática de cuidar-ensinar. Utilizou-se o Método Criativo-Sensível e o desenvolvimento da DCS na produção de dados da pesquisa. As influências holística, lúdica e mecânica da música sobre o corpo foram os temas gerados na discussão. O grupo concluiu que a música age sobre todo o corpo, mas cada estilo estimula mais determinada região. Sua influência está na dependência do contexto, estilo musical e gosto do ouvinte. A pesquisa revelou o potencial da dinâmica como rico espaço de educação dialógica, constituindo-se como estratégia importante na sensibilização dos enfermeiros sobre as possibilidades da música como recurso terapêutico.

Keywords : Música; Enfermagem; Tecnologia; Empatia; Terapêutica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese