SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2The group in the waiting room: territory of practices and representations in healthThe health care-education-politics convergence: a challenge to be faced by professionals when assuring the health rights of ostomized people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

SAUPE, Rosita  and  BUDO, Maria de Lourdes Denardin. Pedagogia interdisciplinar: "educare" (educação e cuidado) como objeto fronteiriço em saúde. Texto contexto - enferm. [online]. 2006, vol.15, n.2, pp. 326-333. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072006000200018.

Esta reflexão emergiu da constatação de dificuldades para a concretização de políticas públicas em saúde, especialmente das decorrentes da integração entre os profissionais, com o propósito de consolidação da Reforma Sanitária Brasileira. Com esta realidade identificada, buscou-se uma contribuição para o debate que objetiva trazer a discussão acerca da interdisciplinaridade como possibilidade pedagógica através do - educare - educação e cuidado como objeto fronteiriço no trabalho com as equipes de saúde. Fundamenta-se nos conceitos de interdisciplinaridade, objeto fronteiriço e educare. Além disso, faz um resgate histórico dos principais modelos pedagógicos e traz como proposta uma pedagogia interdisciplinar, que se insere no movimento das teorias pós-críticas. Aponta alguns pressupostos, princípios e conceito que se concretizam através da busca de soluções conjuntas para enfrentamento dos desafios do trabalho em equipe interdisciplinar. Trata-se, portanto, de uma proposta de formação e de educação permanente para os profissionais de saúde.

Keywords : Educação; Empatia; Grupos de estudo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese