SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Working time: factor that interfere in the quality of nursing assistanceProfile of pregnant women registered with the family health team of health region 13 in the state of Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

PROCHNOW, Adelina Giacomelli; LEITE, Josete Luzia  and  TREVIZAN, Maria Auxiliadora. Manifestações culturais e corpóreas do enfermeiro na sua prática gerencial. Texto contexto - enferm. [online]. 2006, vol.15, n.3, pp. 449-457. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072006000300009.

Este estudo teve como objetivo denotar especificidades gerenciais, analisadas segundo a Teoria Interpretativa da Cultura, que se expressam como manifestações culturais no âmbito da gerência do enfermeiro em um Hospital Universitário. Trata-se de um estudo descritivo de caráter qualitativo e interpretativo de entrevistas de vinte e dois enfermeiros no exercício gerencial. As manifestações corpóreas do enfermeiro gerente emergem como expressões culturais do ser humano como ser gerente em sinergia com vários elementos fruto de um corpo que se emociona no exercício da gerência. Contribui para o avanço no conhecimento e capacidade de enfrentamento das incertezas nos espaços organizacionais, na complexidade do ambiente hospitalar.

Keywords : Enfermagem; Gerência; Cultura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese