SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Characteristics of elderly with Alzheimer's disease and their caregivers: a series of cases in a neurogeriatric serviceThe transition to fatherhood: the role of formal and informal support structures during the post-partum period author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

MOREIRA, Marléa Chagas et al. A pesquisa na área da enfermagem oncológica: um estudo das publicações em periódicos nacionais. Texto contexto - enferm. [online]. 2006, vol.15, n.4, pp. 595-600. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072006000400007.

Trata-se de um estudo de classificação da produção do conhecimento na enfermagem em oncologia cujos objetivos foram: identificar as publicações na enfermagem em oncologia no período de 1994 a 2004 e analisar nas publicações, os aspectos epistemológicos destacados nas temáticas focalizadas e no enquadramento teórico-metodológico adotado nos estudos. O referencial teórico-metodológico está aliado a uma metodologia de categorização epistemológica para a pesquisa na enfermagem. Utilizou-se como fontes de dados três periódicos: a Revista Brasileira de Enfermagem, a Revista Latino-Americana de Enfermagem e Revista Brasileira de Cancerologia. Com base nos resultados, as autoras consideram que o conhecimento produzido, na área de enfermagem oncológica, é consistente com a complexidade e tentativas de explicação sobre a arte de cuidar dos clientes e com esforços de ampliar critérios e padrões assistenciais.

Keywords : Enfermagem oncológica; Pesquisa em enfermagem; Conhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese