Acessibilidade / Reportar erro

A perspectiva estética no cuidar/educar junto às pessoa: apropriação e contribuição da sociopoética

La perspectva estética en el cuidar/educar junto a las personas: apropiación y contribución de la socio-poética

The aesthetical perspective in taking care of/educating people: social poetic appropriations and contributions

Identificou-se apropriação dos fundamentos teóricos e princípios filosóficos da pesquisa sociopoética no cuidar/educar. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo em 19 pesquisas (resumo e texto) realizadas com esse método, entre 1997 e 2006, por enfermeiros e educadores brasileiros. Defende-se que a atividade de cuidar/educar é articulada porque nela os conhecimentos das pessoas, profissionais ou não, são questionados quando compõem o grupo pesquisador, dispositivo analítico da sociopoética. Então, cada um aprende com o outro. A sociopoética adere à natureza da enfermagem porque cuidar/educar é ajudar as pessoas a identificarem seu potencial humano de crescer e fortalecer-se como tal. Nos resultados, destacam-se categoria/conceitos sobre: cuidando em enfermagem sob a perspectiva estética; avaliação no processo educativo; humildade no aprender. Conclui-se que, ao considerar as dimensões físicas, intelectuais e espirituais no cuidar/educar, a sociopoética estabelece uma ponte para uma ecologia política do espírito, consolidando a solidariedade entre os seres humanos.

Enfermagem; Educação; Pesquisa


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br