SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2The necessary interface among nursing, health education, and the concept of cultureRe-building process of a family planning group: a proposal for popular education in health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

ALVIM, Neide Aparecida Titonelli  and  FERREIRA, Márcia de Assunção. Perspectiva problematizadora da educação popular em saúde e a enfermagem. Texto contexto - enferm. [online]. 2007, vol.16, n.2, pp. 315-319. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072007000200015.

O texto tem o objetivo de refletir acerca da educação popular em saúde no contexto do educar-cuidar da enfermeira, em uma perspectiva crítica e problematizadora. Aborda princípios da prática educativo-dialógica aplicada à pedagogia da saúde com base na filosofia freireana, trazendo subsídios à possibilidade de transformação da prática da enfermeira nesse campo. As idéias freireanas, aplicadas à prática educativa da enfermeira, possibilitam pela crítica e reflexão, a transformação de saberes dentro de um grupo que não tem o conhecimento advindo da ciência, ao mesmo tempo em que também nos apropriamos do conhecimento que vem do universo do senso comum. Nessa perspectiva, a pessoa tem a oportunidade de pontuar e refletir sobre os próprios veículos da educação em saúde. Chama à atenção para o fato de que, sem uma ação coletiva da enfermeira, compartilhada com o saber popular no espaço educativo em saúde, o conhecimento científico seguirá anacrônico, desvinculado do mundo prático.

Keywords : Enfermagem; Educação em saúde; Conhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese