SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Nurse's political participation in municipal Public Health Care System managementHumanization in health care: focus on primary author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

MAEDA, Sayuri Tanaka et al. Acesso das mulheres do Movimento Sem Terra aos cuidados do pré-natal e da prevenção de câncer de colo uterino. Texto contexto - enferm. [online]. 2007, vol.16, n.3, pp. 433-438. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072007000300008.

Trata-se de estudo qualitativo com o objetivo de investigar o acesso das mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ao pré-natal e prevenção do câncer de colo uterino. Foram realizadas entrevistas com cinco mulheres, no município de Cajamar, Brasil, 2005. A análise temática de conteúdo evidenciou que a base territorial e a distância geográfica constituíam barreiras de acesso, condicionando-as a lançarem mão de endereços fictícios para obterem o atendimento. A realização do exame de Papanicoloau esteve restrita à gestação. O atendimento à saúde mostrou-se fragmentado, sendo que foram atendidas somente por sua condição reprodutiva. A concepção do acesso encerra múltiplas facetas e o serviço deve abranger as diversas fases da vida da mulher, constituindo em um desafio oferecer cobertura às mulheres da população rural. Melhorar o acesso à informação e à educação corresponde à possibilidade do exercício do direito ao acesso universal à saúde baseado no princípio da eqüidade.

Keywords : População rural; Saúde da mulher; Assistência à saúde; Acesso aos serviços de saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · pdf in English