SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Humanization in health care: focus on primaryNursing diagnoses in children's health care in Curitiba, Brazil: an overview of CIPESC® bases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

FERREIRA, Márcia de Assunção et al. O significado do profae segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde. Texto contexto - enferm. [online]. 2007, vol.16, n.3, pp. 445-452. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072007000300010.

Pesquisa qualitativa cujo objetivo foi identificar o significado do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem segundo os alunos dos cursos de qualificação profissional e de complementação da qualificação profissional; e contribuir para o processo de avaliação da implementação e desenvolvimento destes cursos. Noventa alunos de ambos cursos participaram do estudo. O método foi participativo, com aplicação da técnica de grupo focal. A análise temática de conteúdo evidenciou que o projeto foi a oportunidade que tais sujeitos tiveram para entrar ou melhorar sua posição no mercado de trabalho da Enfermagem, ampliando as possibilidades de emprego. A continuidade dos estudos permitiu o desenvolvimento da consciência de grupo, exercício da solidariedade, cooperação mútua e trabalho em equipe. Potencialmente, os resultados poderão contribuir para o processo de avaliação do projeto, uma vez que demonstraram sua importância sócio-política à luz do significado atribuído por uma parcela dos atores sociais envolvidos em sua execução.

Keywords : Educação em enfermagem; Credenciamento; Políticas públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese