SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Estudio con enfermeros y médicos de la atención primaria de salud: un abordaje socio-ambientalLa literatura de cordel: vehículo de comunicación y educación en salúd índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Texto & Contexto - Enfermagem

versión impresa ISSN 0104-0707versión On-line ISSN 1980-265X

Resumen

SAUPE, Rosita; WENDHAUSEN, Águeda Lenita Pereira; BENITO, Gladys Amélia Vélez  y  CUTOLO, Luiz Roberto Agea. Avaliação das competências dos recursos humanos para a consolidação do Sistema Único de Saúde no Brasil. Texto contexto - enferm. [online]. 2007, vol.16, n.4, pp.654-661. ISSN 1980-265X.  https://doi.org/10.1590/S0104-07072007000400009.

Com o objetivo de avaliar as competências para educação e promoção da saúde, interdisciplinaridade e gerenciamento, usando modelo originário da University of North Carolina, foram entrevistados 21 peritos na temática. Todos os sujeitos eram profissionais da saúde atuando no território da 17ªRegional de Saúde de Santa Catarina, Brasil. Neste artigo apresentamos os resultados da construção do diagrama de árvore, do método do júri, da verificação da concordância entre os juizes e, também dos depoimentos. Os dados quantitativos foram analisados conforme estatística descritiva e os depoimentos usando análise de conteúdo. Os dados evidenciaram que as competências e suas dimensões foram positivamente avaliadas pelos peritos. O conjunto das respostas que receberam valor 4 e 5 alcançou 86,5%. Estes dados e os depoimentos confirmam a procedência da proposta, o que nos autoriza a considerá-la um instrumento válido para ser incorporado nos programas educativos na área da saúde.

Palabras clave : Sistema Único de Saúde; Saúde da família; Educação baseada em competências; Recursos humanos em saúde; Avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons