SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Evaluation of human resources competences for the consolidation of the National Health Care System in BrazilHistorical research vinculated to nursing graduate programs in Brazil from 1972 to 2004 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag; OLIVEIRA, Paula Marciana Pinheiro; REBOUCAS, Cristiana Brasil de Almeida  and  GALVAO, Marli Teresinha Gimeniz. Literatura de cordel: veículo de comunicação e educação em saúde. Texto contexto - enferm. [online]. 2007, vol.16, n.4, pp. 662-670. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072007000400010.

Literatura de cordel são folhetos impressos, com ilustrações xilográficas. Neste estudo objetivou-se analisar as mensagens e linguagens nos folhetos que abordam o tema Vírus da Imunodeficiência Humana e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo do tipo documental, precedido de busca sistemática de cordéis, de agosto a novembro de 2006. Dos folhetos pesquisados, três abordavam a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. A análise de conteúdo direcionou a construção de cinco categorias: origem, ação, conseqüências e transmissão do vírus; mulher x infecção; situação em que não há contaminação pelo vírus; prevenção; e literatura de cordel como meio de comunicação em saúde. Os cordelistas apresentaram conteúdo informativo satisfatório para produzir no imaginário dos indivíduos um alerta favorável à inserção de medidas de prevenção e controle da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O cordel revelou-se ferramenta de comunicação para promoção à saúde.

Keywords : Literatura; Comunicação em saúde; Educação; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese