SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1A model of health vigilance: an exploratory study in the extreme South of BrazilThe family decision-making process concerning consent for donating their child's organs: a substantive theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

CAMPOS, Antonia do Carmo Soares  and  CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão. Tecnologia educativa para a prática do cuidado de enfermagem com mães de neonatos sob fototerapia. Texto contexto - enferm. [online]. 2008, vol.17, n.1, pp. 36-44. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000100004.

Estudo descritivo, qualitativo, teve por objetivo descrever o uso de uma tecnologia educativa na prática do cuidado de enfermagem com mães de neonatos em uso de fototerapia. Desenvolvido em uma maternidade pública de grande porte em Fortaleza - CE. Os sujeitos foram 25 mães de neonatos sob fototerapia. Os dados foram coletados de janeiro a março de 2005, mediante observação participante e entrevista, antes e após a implementação de tecnologia educativa. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Na análise das falas da primeira fase emergiu a temática conhecimento e a subtemática desconhecimento da fototerapia e, na segunda, as subtemáticas conhecimentos adquiridos acerca da fototerapia, recurso didático como subsídio para o conhecimento e, o cuidado da enfermeira com mães de neonatos sob fototerapia. Constatou-se que o diálogo entre enfermeira e mães participantes, aliado ao suporte da tecnologia educativa, contribuiu para a prática efetiva do cuidado de enfermagem às mães dos neonatos sob fototerapia.

Keywords : Fototerapia; Tecnologia; Recém-nascido; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese