SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Educational handbook for self care in women with mastectomies: a validation studyThe house call as seen by family health program users author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

SANTOS, Sueli Maria dos Reis et al. A consulta de enfermagem no contexto da atenção básica de saúde, Juiz de Fora, Minas Gerais. Texto contexto - enferm. [online]. 2008, vol.17, n.1, pp. 124-130. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000100014.

Estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, com o objetivo de conhecer a percepção do enfermeiro sobre a realização da consulta de enfermagem na prática dos serviços de atenção básica. Dezesseis enfermeiros atuantes em Unidades Básicas de Saúde urbanas de Juiz de Fora -MG, foram entrevistados nos meses de outubro e novembro de 2006. Os dados foram organizados em temas e analisados à luz da literatura temática. Os resultados mostraram que a consulta de enfermagem é realizada pelos enfermeiros de forma limitada, sendo apontadas dificuldades como excesso de atividades burocráticas, deficiências na estrutura física da unidade de saúde e no entrosamento da equipe. Conclui-se que o enfermeiro considera importante a articulação entre o conhecimento teórico e a prática para a aquisição de competência na realização da consulta de enfermagem e que se faz importante buscar o atendimento integral, com vistas à maior resolutividade dos problemas de saúde dos usuários.

Keywords : Enfermagem; Atenção à saúde; Centros de saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese