SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Elderly home caregiver and self-care: an analysis through Jean Watson's human care theoryThe role of solidarity performed by family visitors and companions of hospitalized adults and elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707On-line version ISSN 1980-265X

Abstract

SANTANA, Rosimere Ferreira; FIGUEIREDO, Nébia Maria de Almeida; FERREIRA, Márcia Assunção  and  ALVIM, Neide Aparecida Titonelli. A formação da mensagem na comunicação entre cuidadores e idosos com demência. Texto contexto - enferm. [online]. 2008, vol.17, n.2, pp.288-296. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000200010.

Pesquisa qualitativa cujos objetivos foram: descrever a formação da mensagem entre cuidadores principais e idosos com demência; e analisar os fatores que conferem a efetividade da comunicação dos cuidadores. Aplicou-se o Método Criativo Sensível com duas dinâmicas de criatividade e sensibilidade, nas quais desenvolveram-se a discussão grupal, a observação participante e a produção de imagens no decorrer de oito encontros com 25 cuidadores que freqüentaram um Núcleo de Neurogeriatria da cidade do Rio de Janeiro, de agosto de 2005 a abril de 2006. Para a organização e tratamento dos dados utilizou-se a análise de discurso. Os resultados apontaram que a formação da mensagem do cuidador ao idoso se dá pela intencionalidade da ação desejada pelos cuidadores, levando em conta três fatores para sua construção: o conteúdo, o tratamento e o código. Isso implica que os profissionais da saúde, e em especial, as enfermeiras, orientem os cuidadores a se comunicarem efetivamente.

Keywords : Enfermagem geriátrica; Cuidadores; Saúde do idoso; Comunicação; Transtornos da comunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License