SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Elderly home caregiver and self-care: an analysis through Jean Watson's human care theoryThe role of solidarity performed by family visitors and companions of hospitalized adults and elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

SANTANA, Rosimere Ferreira; FIGUEIREDO, Nébia Maria de Almeida; FERREIRA, Márcia Assunção  and  ALVIM, Neide Aparecida Titonelli. A formação da mensagem na comunicação entre cuidadores e idosos com demência. Texto contexto - enferm. [online]. 2008, vol.17, n.2, pp. 288-296. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000200010.

Pesquisa qualitativa cujos objetivos foram: descrever a formação da mensagem entre cuidadores principais e idosos com demência; e analisar os fatores que conferem a efetividade da comunicação dos cuidadores. Aplicou-se o Método Criativo Sensível com duas dinâmicas de criatividade e sensibilidade, nas quais desenvolveram-se a discussão grupal, a observação participante e a produção de imagens no decorrer de oito encontros com 25 cuidadores que freqüentaram um Núcleo de Neurogeriatria da cidade do Rio de Janeiro, de agosto de 2005 a abril de 2006. Para a organização e tratamento dos dados utilizou-se a análise de discurso. Os resultados apontaram que a formação da mensagem do cuidador ao idoso se dá pela intencionalidade da ação desejada pelos cuidadores, levando em conta três fatores para sua construção: o conteúdo, o tratamento e o código. Isso implica que os profissionais da saúde, e em especial, as enfermeiras, orientem os cuidadores a se comunicarem efetivamente.

Keywords : Enfermagem geriátrica; Cuidadores; Saúde do idoso; Comunicação; Transtornos da comunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese