SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3The healt team's role in providing care and comfort during labor and childbirth: the puerperae's opinionClimateric and sexuality: the comprehension of this interface by women attended in group author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

PADOIN, Stela Maris de Mello  and  SOUZA, Ívis Emília de Oliveira. A compreensão do temor como modo de disposição da mulher com HIV/AIDS diante da (im)possibilidade de amamentar. Texto contexto - enferm. [online]. 2008, vol.17, n.3, pp. 510-518. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000300012.

Este estudo objetivou desvelar o temor como modo de disposição da mulher com o vírus da imunodeficiência humana no cotidiano da (im)possibilidade de amamentar. Trata-se de pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica, desenvolvida no Hospital Universitário de Santa Maria - RS. Foram realizadas 12 entrevistas, no período de setembro 2004 a março de 2005. A análise se deu conforme o método Heideggeriano. Nos resultados tem-se que a partir da descoberta de sua condição sorológica, a mulher mostra-se no modo determinado do temor em suas variações de pavor, horror e terror. Conclui-se que no mundo do cuidado tem-se a possibilidade de ajudá-la nessa situação vivida de enfrentar não só o diagnóstico de sorologia positiva, como também as implicações do movimento existencial do temor decorrentes dessa condição, buscando desenvolver um cuidado solícito.

Keywords : Enfermagem; Saúde da mulher; Síndrome da imunodeficiência adquirida; Aleitamento materno.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese