SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Gestão e saúde mental: percepções a partir de um centro de atenção psicosocialCuidado de enfermagem as pessoas em condições crônicas: concepção de profissionais de enfermagem recém formados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

TORRES, Jacqueline Alves; SANTOS, Iraci dos  e  VARGENS, Octávio Muniz da Costa. Construindo uma concepção de tecnologia de cuidado de enfermagem obstétrica: estudo sociopoético. Texto contexto - enferm. [online]. 2008, vol.17, n.4, pp. 656-664. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400005.

Trata-se de recorte de uma dissertação de mestrado, realizada no Rio de Janeiro, em 2006, com objetivo de analisar concepções de cuidado de enfermagem obstétrica, tendo como referencial o imaginário de um grupo de 12 enfermeiras, sobre o cuidado que praticam. Utilizou-se o método sociopoético e técnicas de vivência e, para a análise dos dados, a técnica de análise de conteúdo. Destacam-se nos resultados, duas categorias - O Cuidado de Enfermagem Obstétrica como Fonte de Expansão e O Cuidado de Enfermagem Obstétrica como Fonte de Retração que revelaram uma concepção de tecnologia de cuidado de enfermagem obstétrica como relacional. Desde o acolhimento e estabelecimento de vínculo, as enfermeiras obstétricas, numa perspectiva sujeito-sujeito, constroem o cuidado com as mulheres em uma abordagem integral. Conclui-se que as tecnologias concebidas são saber estruturado, cuja aplicação tem intencionalidade e justificativa e, por isso, caracterizam-se como uma inovação tecnológica.

Palavras-chave : Enfermagem obstétrica; Obstetriz; Cuidado pré-natal; Parto; Tecnologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português